O Instituto Ponte Viva oferece um Currículo pleno para o ensino fundamental 1º ao 9º ano, abrangendo a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada, objetivando a formação integral do aluno.
Os temas transversais trabalhados são: Ética, Trabalho e Consumo, Diversidade Cultural, Educação Ambiental, Saúde, Orientação Sexual, Educação para o Trânsito, Símbolos Nacionais, Preparação para o mundo do Trabalho, Vida Familiar e Social, Direitos dos Idosos; Direitos Humanos; Educação para o Consumo; Educação Alimentar e Nutricional; Educação Fiscal, Ciência e Tecnologia.
O Ensino Médio, última etapa da Educação Básica, com duração de três séries anuais:
Consolidar e aprofundar os conhecimentos do Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos; Preparar para o trabalho e para o exercício da cidadania a fim de que o aluno possa continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação e/ou aperfeiçoamentos posteriores; Aprimorar o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; Orientar o educando a compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria à prática, no ensino de cada disciplina.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio estabelecem uma perspectiva para esse nível de ensino que integra, numa mesma e única modalidade, finalidades até então dissociadas, para oferecer, de forma articulada, uma educação equilibrada, com funções equivalentes para todos os educandos:
A formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa; O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; A preparação e
orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo; D desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.
A instituição Ponte Viva incluirá as competências básicas, conteúdos e formas de tratamento dos mesmos, previstos pelas finalidades do Ensino Médio estabelecidos por lei:
Desenvolvimento de capacidade de aprender e continuar aprendendo, da autonomia intelectual e do pensamento crítico, de modo a ser capaz de prosseguir os estudos e de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento; Constituição de significados socialmente construídos e reconhecidos como verdadeiros sobre o mundo físico e natural, sobre a realidade social e política; Compreensão do significado das ciências, das letras, das artes e do processo de transformação da sociedade e da cultura, em especial as do Brasil, de modo a possuir as competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania e do trabalho; Domínio dos princípios e fundamentos científico-tecnológicos que presidem a produção moderna de bens, serviços e conhecimentos, tanto em seus produtos como em seus processos, de modo a ser capaz de relacionar a teoria com a prática e o desenvolvimento da flexibilidade para novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posterior; Competência no uso da língua portuguesa, das línguas estrangeiras e outras linguagens contemporâneas como instrumentos de comunicação e como processos de constituição de conhecimento e de exercício da cidadania.